O que é Digressão?

Por: hiper

Algumas pessoas podem não saber o que é digressão, mas com certeza já a colocaram em prática em seu dia a dia, até mesmo ao conversar com pessoas. São questões que não estão relacionadas ao que está sendo dito, e nem servirá como um seguimento do diálogo, o tópico do início é deixado de lado e inicia-se outro podendo envolver ou não o tópico inicial. Ta aí o que é chamado digressão. Porém, existente em vários tipos:

O que é Digressão?

· As que são baseadas no que está sendo dito naquele momento, podendo iniciar:

…que bom você falar nisso, pois me recorda…

…a propósito…

· Digressões que fogem completamente do enunciado, entrando em outro assunto, usada às vezes para desconversar, passando a outro assunto.

O escritor Moisés Massaud (2004) diz sobre a digressão:

“Própria do discurso oratório, a digressão pode apresentar qualquer medida, aparecer em qualquer parte do texto e em obras de qualquer outra natureza, sobre tudo a poesia épica, o romance e o ensaio. Empregada desde a Antiguidade greco-latina constitui expediente difícil de manejar, uma vez que pode comprometer a integridade da obra em que se insere. Por isso, hoje em dia tende a ostentar sentido pejorativo, equivalente a “desvio”, “divagação”, “subterfúgio”.” (p. 125)

O autor considera a digressão, como algo complicado de ser utilizado, uma vez que foge completamente do foco, do que está sendo dito, narrado.

Tenha cuidado com uso da digressão, existem momentos e momentos para praticá-la.

Deixe uma resposta