Ecologia e Meio Ambiente

O que é dique?

Dique é uma elevação que tem a função de previnir as enchentes dos rios. Um dique é uma montanha de terra que segue por quilômetros. Eles podem variar de 7 a 10 metros. Podem ser de concreto, de terra ou de enrocamento.

Publicidade

Em Nova Orleans eles servem para proteger contra as enchentes do rio Mississípi e do lago Pontchartrain.

Os diques tem a função de controlar as inundações, permitindo que o nível da água suba sem inundar a terras ao seu redor.

Publicidade

Um aspecto positivo de um dique e que ele permite que as pessoas morem ao longo dos rio e não ocorram enchentes e nem tragam prejuízos pessoais ou materiais. Porém ele pode romper por não apresentarem tanta segurança quanto parece. Um exemplo disso foi em 2005 com a passagem do furacão Katrina nos Estados Unidos. Na ocasião vários diques foram rompidos e isto ocasionou várias mortes e destruições.

Os moradores da holanda lutaram muito por séculos contra as enchentes e os primeiros diques foram construídos no século 9.

Em Nova Orleans no Mississípi os diques começaram a ser construídos em 1700. Atualmente o local necessita dos diques para proteger contra inundações e também das bombas que eliminam um pouco das águas. Tudo isso em função da localização que fica 3 metros abaixo do nível do mar.

Como o custo é muito alto para a manutenção de um dique, muitas vezes eles afundam depois de várias inundações.

No Brasil existe há possibilidade de construção de diques em São Paulo para combater enchentes. Estão previstos diques para o Tiête que vão reter quase um milhão de metros cúbicos de água.

Em Mauá vai reter aproximadamente 100 mil m³.

Publicidade

Deixe uma resposta