Carros e Transportes

O que é Dirigível?

O dirigível é um aparelho de aviação, que pode ser dirigido, possui força motriz própria e é mais leve do que o ar. O dirigível pode se movimentar a todas as direções devido a um sistema de timões, hélices e também de motores.

Publicidade

Há basicamente dois tipos de dirigíveis, o sem armadura rígida, que é um modelo a gás que possui cobertura de borracha, que não é sustentada por nenhuma armação. Possui muita semelhança com balões em forma de charuto. A pressão interna é que faz com que o dirigível mantenha sempre o mesmo formato, e também é conhecido como Blimp. O outro tipo de dirigível é conhecido como Zepelim, possui uma armação que sustenta os recipientes de gás. Essa armação geralmente é de alumínio. Seu inventor é o alemão Conde de Zeppelin.

Para que um dirigível possa subir na atmosfera, é substituído o ar de seu interior por hélio ou hidrogênio, que são gases muito mais leves. A utilização de hidrogênio é um pouco perigosa, pois quando ele se mistura ao oxigênio do ar ele fica altamente inflamável, comprometendo o funcionamento do dirigível e se tornando perigoso. Já o Hélio não é inflamável, mas é bem menos leve que o hidrogênio. Devido a essa característica, do hélio não ser inflamável, é que é o gás mais utilizado nos dirigíveis.

Publicidade

O dirigível se movimenta por motores e hélices muito semelhantes aos do avião. O piloto e os passageiros permanecem em uma cabine, que é denominada gôndola, que é ligada a parte de trás da câmara de gás. As gôndolas de dirigíveis do tipo Zepelim grande, podem ser muito maiores do que o vagão de um trem.

Os dirigíveis começaram a cair em desuso na década de 30, e isso ocorreu devido ao grande perigo de incêndio que poderiam causar por estarem expostos ao mau tempo, mas também devido ao grande aperfeiçoamento de aviões.

Publicidade

Deixe uma resposta