Casa e Decoração

O que é disco de vinil?

Os mais jovens provavelmente somente ouviram falar sobre os discos de vinil, mas, não tem um conhecimento profundo a respeito do tema. Neste texto vamos esclarecer um pouco o que é um disco de vinil e como ele funciona.

Publicidade

Os discos de vinil podem ser conhecidos como vinil ou Long Play (LP). O LP já foi uma grande inovação como forma de mídia musical, pelo menos nos 50 quando surgiram. Basicamente pode ser definido como um tipo de mídia para reprodução musical. Esta mídia ficou tão conhecida como vinil por que é deste material que era feito.

A tão conhecida “bolachona” é um disco que é feito de plástico (esse plástico pode ser cloreto de polivinila ou PVC). Quase sempre é feito na cor preta que contém as informações de áudio. Essa parte preta é a responsável pela reprodução do som nos toca-discos.

Publicidade

Para entender melhor como a mágica musical acontece é necessário entender um pouco da parte física de um disco de vinil. Existem micro-sulcos ou ranhuras num tipo de forma espiralada que servem para conduzir a agulha do toca-discos. O disco de vinil possui uma gravação analógica, ou seja, mecânica.

Os micro sulcos comentados acima acabam fazendo com que a agulha vibre e essa vibração acaba sendo transformada num sinal elétrico. O som produzido por este sinal elétrico é amplificado e se transforma no som que escutamos.

Mas, para quem quiser ter um disco de vinil já deve saber que este é um material bastante frágil e que qualquer arranhão ou sujeira pode resultar em falhas na hora de tocar.

Publicidade

Deixe uma resposta