O que é disco rígido?

Por: Adriano Barreto

Conheça mais sobre este dispositivo de hardware que é responsável por manter todos os seus arquivos no computador.

Um disco rígido ou HD (do inglês hard drive), é um dos principais componentes do seu computador, pois é nele que todos os seus arquivos e programas ficam armazenados. Uma falha neste componente de hardware fará com que você perca todos os dados de seu computador, por isso é necessário sempre manter um backup de seus arquivos.

O que é disco rígido?

O drive C

Graças ao Microsoft Windows, o disco rígido é conhecido como drive C, pois essa é a letra que ele designa como a partição primária. Mas não é correto atribuir a letra a um disco rígido, uma vez que ela pode ter qualquer letra, caso exista mais de um disco no computador.

Capacidade

A capacidade de um disco é o quanto de informação ele poderá armazenar. Esta é a principal característica a se levar em conta no momento de comprar um novo disco rígido. Você precisará analisar o quanto você utiliza, que tipos de dados você quer guardar ou mesmo se necessitará fazer uma cópia dos seus arquivos antigos.

Para os dias atuais, uma quantidade razoável é em torno de 500GB. Com isso você poderá tranquilamente guardar seus arquivos, músicas e até mesmo uma boa quantidade de filmes. Discos maiores que isso devem ser utilizados apenas nos casos em que você necessite manter um backup permanente de seus arquivos.

Interface

São três os tipos mais comuns de interface e antes de optar por uma você precisa verificar se sua placa mãe tem suporte a todas elas, senão, você precisará comprar especificamente a interface que é utilizada pela sua placa.

IDE (PATA): é uma interface mais antiga, que foi muito utilizada até 2005, mas que mesmo hoje ainda é aceita por muitas placas. Possui uma taxa de transferência mais baixa, com cerca de 133 MB/s.

SATA: surgiu em 2003 com uma velocidade mais alta que o IDE, chegando a até 300 MB/s. Hoje em dia é a mais utilizada pela relação custo-benefício.

SCSI: é a mais rápida das interfaces, mas não é tão utilizada face ao seu alto custo. Por ser de uso mais restrito, as placas mães atuais não vem com slot para sua conexão, sendo utilizada por máquinas do tipo servidores, que possuem alto desempenho. Sua velocidade chega a 640 MB/s.

Cuidados

Por ser muito frágil, qualquer movimento mais brusco pode fazer com que um disco rígido se danifique. Em computadores desktop, isso é mais difícil de ocorrer, mas nos casos de notebooks a atenção deve ser dada ao movimentá-lo com o computador ligado. Se necessitar levar o notebook para outro local, procure desligá-lo completamente.

Deixe uma resposta