O que é discopatia degenerativa?

Por:

A discopatia degenerativa é um problema nos discos invertebrados, geralmente acontece quando a pessoa tem mais de 50 anos.

Este problema provoca dores e dormências nas costas principalmente quando caminhamos ou fazemos algum esforço. A discopatia degenerativa ocorre por causa do desgaste físico na coluna.

O que é discopatia degenerativa?

Estas alterações causam dores no pescoço e nas costas e também osteoartrite e hérnias de disco. Dependendo do local do disco lesado muda o local da dor. Por exemplo se for na região do pescoço, pode provocar dores cervicais ou no braço. Já se o local afetado é na coluna inferior, a pessoa sente dor lombar, nas nádegas e nas pernas.

As pessoas que fumam, trabalharam com trabalho pesado por muitos anos e pessoas obesas tem a tendência de desenvolver o problema com mais facilidade. Se a pessoa sofrer uma queda, pode gerar uma hérnia de disco e isto leva a discopatia degenerativa.

Com o passar dos anos os discos perdem uma boa quantidade de líquido, afetando sua capacidade amortecedora. A perda de líquidos também diminui a distância entre as vértebras. Também podem ocorrem rupturas dos discos.

O diagnostico é feito através de exames físicos e alguns exames como: radiografia, tomografia e ressonância. O médico também investiga o histórico do paciente e da família.

Para tratamento é utilizado compressas frias ou quentes, anti-inflamatórios em forma de comprimidos ou injeções. Em alguns casos é indicado fisioterapia e até mesmo cirurgia. Também é indicado a prática de pilates que auxilia no controle da dor. Os exercícios de alongamentos são feitos com cuidado e acompanhamento de um profissional. A cirurgia é realizada em últimos casos, somente quando os tratamentos tradicionais não fazem efeito e o paciente está tendo muitos prejuízos para a saúde.

Deixe uma resposta