Comportamento

O que é dislexia?

O aprendizado é uma das coisas mais importantes em uma sociedade, mas existem problemas que afetam algumas pessoas e as impedem de progredir por esse caminho. A dislexia é um dos principais problemas que acarretam na dificuldade de aprendizado das crianças. Para entender um pouco mais sobre esse distúrbio é importante saber o que é a dislexia.

Publicidade

A dislexia se trata de um distúrbio de aprendizagem que abrange dificuldades para ler, escrever e até mesmo soletrar as palavras. Esse distúrbio pode ser uma combinação dessas e outras dificuldades que tornam a aprendizagem mais difícil para as crianças que por muitas vezes acabam por desinteressar-se.

As alterações causadas pela dislexia são tanto qualitativas como quantitativas que podem se apresentar de maneira parcial ou totalmente irreversíveis. Esse problema pode ser mais comum do que as pessoas pensam e está presente em muitas salas de aulas espalhadas pelo país. Uma coisa bastante importante de se ressaltar é que a dislexia não é resultado de má alfabetização, condição social ou desatenção.

Publicidade

A dislexia é genética, mas não é necessariamente passada hereditariamente, o que ocorre é uma alteração no gene 6 que leva a esses eventuais problemas. É na realidade um déficit no componente da linguagem, o módulo fonológico que é implicado nos sons da fala. Quando uma criança tem um genitor disléxico tem grande chance de apresentar o problema.

Alguns dos sintomas da dislexia são dificuldade de ler, escrever e soletrar. As dificuldades se apresentam em maior ou menor grau de acordo com as faixas etárias das crianças.

Publicidade

Deixe uma resposta