Notícias e Atualidades

O que é Ditongo, Tritongo e Hiato?


A língua portuguesa é uma das mais difíceis para um estrangeiro aprender devido ao fato de que nossa gramática é bastante rica de possibilidades. Para quem gosta de aprender mais sobre a língua portuguesa vamos explicar os seguintes encontros vocálicos Ditongo, Tritongo e Hiato.

Um encontro vocálico é quando as vogais de uma palavra funcionam juntas na verbalização ou escrita. A língua portuguesa tem muitos encontros vocálicos por que ao contrário de outras línguas não possui palavras formadas somente por consoantes.

Ditongos:

Os ditongos são aqueles encontros em que as vogais se encontram numa mesma sílaba. Há dois tipos de ditongos os crescentes e decrescentes. Um ditongo é crescente quando a segunda vogal é a mais forte na pronuncia como, por exemplo, em Quase, Sagui e Frequente.

Um ditongo decrescente é aquele em que a primeira vogal é a mais forte como, por exemplo, em Herói, Boi e Céu.

Tritongos:

Um tritongo é o encontro de 3 vogais numa mesma sílaba como, por exemplo, Uruguai, Espiões, Barões, Quais e Fiéis.

Hiatos:

Um hiato é quando o encontro das vogais se dá em sílabas diferentes, ou seja, a própria palavra Hiato é um exemplo. Além de Hiato podemos encontrar exemplos como Enjoo, Álcool, Joelho, Baú e muitas outras.

O mais importante é fazer a divisão em sílabas das palavras para se ter certeza de como classifica-la. Para quem está começando agora o estudo da língua pode ser interessante observar durante as leituras como se apresentam as palavras e tentar definir se elas são ditongos, tritongos ou hiatos.

4 Comentários

Comente