Gravidez e Maternidade

O que é DIU?

Dentre os muitos métodos contraceptivos está o DIU – Dispositivo Intra Uterino – não se trata do mais comum, mas também não é o método menos procurado. Para saber se este é um método contraceptivo adequado ao seu estilo de vida veja o que é o DIU e como ele funciona.

Publicidade

Como o próprio nome já sugere o DIU é um dispositivo que fica dentro do útero da mulher. Trata-se de uma pequena peça de plástico que é recoberta com cobre. Esse método é bastante interessante para mulheres que já tem filhos e estão pensando numa próxima gravidez para mais alguns anos ou então em tomar uma decisão definitiva.

O DIU é considerado um método contraceptivo tão eficiente quanto a pílula, mas preste bem atenção que este método é contraceptivo, ou seja, apenas impede uma gravidez, mas não te projete de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS. Para a prevenção de DST use camisinha.

Publicidade

Um DIU moderno pode chegar a durar de 5 a 10 anos no organismo da mulher, esse aparelho deve ser colocado dentro do útero por um médico para que seja feito da maneira correta. E mesmo com esse tempo de duração tão grande é necessário sempre verificar como está o DIU, se ele está funcionando ou se está no lugar certo.

O DIU funciona da seguinte maneira: libera sais de cobre no organismo que possuem uma função espermicida, ou seja, matam os espermatozoides impedindo a gravidez. A quantidade de cobre existente no DIU determina quanto tempo ele tem de uso e qual a sua eficiência.

Publicidade

2 Comentários

Deixe uma resposta