Saúde e Bem Estar

O que é diverticulite?

Diverticulite é uma doença que apresenta uma saliência no intestino, especialmente nas paredes do intestino grosso. Esta saliência pode reter um pouco de fezes e até mesmo bactérias.

Publicidade

A diverticulite ocorre quando há inflamação com abscesso ou perfuração. Quando ocorre complicação recebe o nome de peritonite.

Esta doença ocorre em função do envelhecimento da pessoa, e com isso há pouca elasticidade da musculatura intestinal. Outra casua é que doente não ingeriu fibras o suficiente e aumento da pressão no interior do cólon.

Publicidade

Na maioria das vezes a pessoa não tem sintomas e só descoberta através de exames.

Quando apresenta sintomas é percebido desconforto abdominal no lado esquerdo e prisão de ventre.

Quando se torna mais grave sente dor abaixo do umbigo, diarreia, sangue nas fezes, febre, náuseas e vômitos.

Para realizar o diagnóstico da diverticulite é feita uma análise da vida do paciente e tomografia computadorizada. Com isso é possível diferenciar esta doença da apendicite e câncer de cólon.

Quando a doença não é grave pode ser feita uma dieta leve e a base de líquido, o médico também receita analgésicos e antibióticos. Na miaoria dos casos a cura é rápida.

Porém se existe gravidade será necessário realizar cirurgia e com isso retirar parte do intestino e drenar os abscessos.

Para evitar a diverticulite é importante comer bastante fribas, frutas, vegetais e cereais integrais que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Também é necessário beber dois litros de líquido por dia, não tomar laxantes sem recomendação médica. A atividade física também é um fator importante para a saúde e para a mente.

Deve-se evitar alimentos que causam gases ou sementes que prejudicam a doença como tomate, feijão com casca, lentilha, kiwi, maracujá.

Publicidade

Deixe uma resposta