Animais

O que é Doberman?

Cão vigoroso, que geralmente é auxiliar da polícia e do exército. Utilizado com cão de guarda, de defesa e de companhia.

O Doberman é um cão de raça grande, do tipo Pinscher, pertencente ao Grupo 2 da classificação das raças.

Publicidade

Sua história começou em Apolda, pequena cidade da Alemanha, situada na província de Thuringe. Seu primeiro criador F.L. Dobermann, cobrador de impostos que trabalhava também no canil da cidade, precisava de um cão valente, que fosse um bom guardião. Por volta de 1870, praticou vários cruzamentos entre pastores preto e fogo existentes em Thuringe, o Pinscher, o Dogue alemão, o Pastor de Beauce, o Rotteweiler. Ele obteve um cão de utilidade, vigilante, cão de fazenda, cão de guarda, cão policial.

Na caça, era utilizado para combater os predadores. Depois, outras introduções de sangue foram efetuadas, principalmente pelo Terrier preto e fogo e provavelmente do Greyhound. Em 1910 seu padrão foi fixado.

Publicidade

Durante a Primeira Guerra Mundial foi utilizado como patrulha, guardião nas bases militares ou ainda como cão guia para os soldados que se tornaram cegos.
Seu pelo é curto, duro, cerrado, liso e bem assentado. Não possui subpelo. A cor da pelagem pode ser preta ou marrom, com marcas fogo claramente definidas no focinho, bochechas, na garganta, antepeito, nos membros e na ponta das coxas.

A cabeça é longa, os olhos são de tamanho médio, ovais e escuros. O pescoço é musculoso e o antepeito é poderoso. Os membros são sólidos, com patas curtas e unhas pretas.

O macho tem seu tamanho entre 68 e 72 cm e a fêmea entre 63 e 68 cm. O peso varia no macho de 40 a 45kg e na fêmea de 32 a 35 kg. É notada sua elegância e pureza das linhas. De constituição sólida sem ser pesado. Passo de camelo, leve e fluente.

É um cão vigoroso, corajoso, de expressão determinada e mesmo um pouco preocupante. Tem temperamento firme, orgulhoso, impulsivo, que deve ser estável, equilibrado e sociável. Não é um cão para todo mundo. Ele exige um dono firme, justo, calmo que saberá se impor com paciência e suavidade.

É extremamente fiel, pois demonstra uma devoção cega para seu dono. Possui um sentido de proteção inato e é muito desconfiado com estranhos. É frágil a nível emocional e não suporta as relações conflituosas.

Necessita de espaço e de exercício para libertar sua energia. Não suporta estar preso.

Publicidade

Deixe uma resposta