Saúde e Bem Estar

O que é Doença Azul?

Algumas crianças podem nascer com a doença azul, também chamada de cianose congênita. A pele das crianças portadoras dessa doença é de coloração azul, pois o sangue não contém a quantidade normal de oxigênio.

Publicidade

Isso ocorre quando a criança ainda está sendo gerada no ventre de sua mãe, um orifício na parede que divide as câmaras do coração faz com que o sangue não oxigenado, que é aquele que vem das veias, acabe se misturando ao sangue oxigenado que chega do pulmão.

O coração é uma bolsa muscular que está dividida em quatro câmaras, que se contraem e também se relaxam. As duas câmaras superiores são denominadas aurículas, e as duas inferiores, ventrículos. Essas câmaras são separadas entre si por uma parede, e se houver alguma deformidade ou defeito nessa parede que isola as câmaras, o sangue venoso acaba se misturando com o sangue arterial. Quando isso ocorre, o sangue venoso que é pobre de oxigênio acaba circulando novamente por todo o corpo, substituindo assim a porção de sangue que já passou pelos pulmões e que devido a isso foi enriquecido com o oxigênio necessário no próprio organismo.

Publicidade

Esses defeitos podem ocorrer também na parede que acaba separando as câmaras superiores das inferiores. Na maior parte das vezes, os orifícios costumam fechar logo após o nascimento do bebê, e se isso não ocorrer, a cura só será possível se houver intervenção cirúrgica, que é considerada complicada.

Para realizar essa cirurgia é necessária a presença de cardiologistas e aparelhos de alta tecnologia que mantenham o sangue circulando com o fornecimento necessário de oxigênio, enquanto o defeito está sendo reparado.

Além dessa cianose congênita em bebês, pode ocorrer a cianose adquirida, porém apenas em adultos. É uma doença bastante delicada que deve ser tratada com muita cautela.

Publicidade

Deixe uma resposta