Saúde e Bem Estar

O que é Doença de Chagas?

A doença de chagas é transmitida através de um inseto conhecido popularmente como bicho barbeiro, que se alimenta basicamente de sangue. Está sempre alojado em locais próximos a casas de pau a pique; camas; ninhos de aves; colchões e etc.

Publicidade

Este inseto transmite a doença de chagas quando suga o sangue de determinado animal que possui a doença, e a partir daí carrega consigo o protozoário da mesma. Quando o bicho barbeiro vai se alimentar novamente, porém dessa vez através do sangue de uma pessoa saudável, ele acaba defecando do lado do local onde picou a pessoa, e em um ato involuntário a vítima acaba coçando e trazendo para sua corrente sanguínea as fezes do inseto que possuem parasitas da doença (Trypanosoma cruzi).

Há estudos recentes que dizem que atualmente pode-se contrair essa doença via oral, através da ingestão de açaí com o inseto moído acidentalmente ou também através da ingestão do caldo de cana também com o inseto moído acidentalmente.

Publicidade

A doença de Chagas possui a fase aguda e crônica. A aguda ocorre logo após a infecção podendo durar apenas algumas semanas ou vários meses, onde o parasita permanece na corrente sanguínea. Já a fase crônica é onde a pessoa muitas vezes acaba não percebendo que possui a doença pois os parasitas não estão mais no sangue, essa fase pode ter séries complicações para a saúde como: dilatação do coração e esôfago; e diversas outras anormalidades do coração que podem levar a morte.

Para se diagnosticar essa doença deve-se realizar o exame de sangue. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível depois de descoberta a doença, ele visa eliminar todos os parasitas do organismo, porém é totalmente satisfatório quando a doença é descoberta no inicio, pois é nessa fase que o parasita ainda está presente na corrente sanguínea. Quando descoberto muito tarde, ou seja, na fase crônica é possível apenas controlar os sintomas.

Publicidade

Deixe uma resposta