O que é doença endêmica?

Por:

Doença endêmica é uma doença ou agentes infecciosos que ocorre numa área geográfica ou grupo. Ela pode ser holoendêmica ondea infecção começa cedo afetando as crianças de uma população. Também pode ser hiperendémica ocorrendo com todos os grupos igualmente.

O que é doença endêmica?

Alguns exemplos de doenças endêmicas no Brasil são: malária, leishmaniose, esquistossomose, febre amarela, dengue, tracoma,doença de chagas, peste, filariose e bócio.Em Portugal, a hepatite A é uma doneça endêmico, pois sempre existem casos.

No Brasil as doenças endêmicas ocorrem pela falta de saneamento básico,descuido do Estado e da população ou por existir o agente transmissor da doença. Existem mais caso na região da Amazônia.

A febre amarela ocorre mais na América do Sul e da África, o único tratamento é a prevenção através da vacina. A leishmaniose é transmitida pela picada do
mosquito flebotomíneos e quando não tratada pode levar a morte.

A doença de Chagas é causado pelo parasita Trypanossoma cruzi. A melhor prevenção para a doença de Chagas é a construção de melhores moradias evitando o contato do barbeiro com as pessoas.

O conceito de doença infecciosa começou no final do século XIX com o desenvolvimento da microbiologia.No final do século XIX, ocorreu maior controle controle de endemias.Exemplo disso foram os os estudos de Gaspar Vianna em relação a leishmaniose cutânea e também a descoberta da doença de Chagas em 1909. Tudo isso ocorreu no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Em 1899 aconteceu a peste bubônica no Brasil, causando epidemias em Santos e no Rio de Janeiro. A doença foi controlada, não chegando a causar grandes epidemias.

A diferença que existe entre endemia e epidemia é que a endemia ocorre apenas numa região não se espallhando para outras, enquanto a epidemia se espelha para outras regiões.

Um comentário

  1. gabriela
    22 de novembro de 2013

    obrigada me ajudo muito

Deixe uma resposta