Animais

O que é Doninha?

Doninha é um mamífero pequeno que anda nas pontas dos dedos, ou seja, é digitígrado. É carnívoro, possui um corpo bastante esguio e peludo, sendo o seu focinho pontiagudo, para facilitar a sua alimentação, que é baseada em ratos, insetos, toupeiras e etc. Este mamífero é da mesma família do furão, lontra, texugo e diversos outros.

Publicidade

As doninhas são mamíferos bem velozes, são considerados bons caçadores, além de serem muito valentes. A visão e audição são bem aguçadas, o que lhes garante uma facilidade maior na hora da caça.

Eles são capazes de pegar suas presas nos locais mais improváveis, como em cima de árvores, em buracos e também dentro da água. O ninho das doninhas é em cima das árvores.

Publicidade

Conforme as estações do ano, algumas doninhas mudam a cor de sua pele, para facilitar a fuga de suas presas e também para facilitar o ataque. Geralmente, o pelo destes animais é de coloração marrom ou preta. A doninha americana pode atingir até 55 cm de comprimento. A doninha sul americana é um marsupial carnívoro que se alimenta de carne e de ovos. Estes animais são da família os mustelídeos e existem diversas espécies que podem medir de 20 a 80 cm. Eles vivem na América, Ásia e também na Europa.

Os animais com maiores proporções da família dos Mustelídeos, são a marta do pacífico e também a marta zibelina, que vivem na costa noroeste do Pacífico. Essas espécies e outras estão começando a ser extintas, devido à caça indiscriminada que ocorre nestas localidades. Estes animais, como tantos outros, são alvos dos caçadores diariamente e a sua falta no meio ambiente pode causar um desequilíbrio, pois eles são responsáveis pela cadeia alimentar de diversos outros animais importantes, além de exterminar ratos e diversos outros insetos.

Publicidade

Deixe uma resposta