Tecnologia e Internet

O que é download?

Saiba o que é download e como você utiliza ele na sua navegação.

Um download é um arquivo de computador que está hospedado na internet e que é baixado diretamente para a máquina do usuário. Os downloads podem ser qualquer tipo de arquivo, como músicas, jogos, aplicativos, sendo que muitos deles são gratuitos, mas existe muita ilegalidade envolvendo os downloads, como aplicativos piratas e filmes que são distribuídos pela rede livremente, quem qualquer controle ou fiscalização, mas que é ilegal por ferir os direitos autorais.

Publicidade

Distribuição via download

Hoje em dia é comum que as empresas não forneçam mais seus programas em mídias como CD’s e sim disponibilizem para download. Com o avanço das conexões de internet a altas velocidades, é muito mais cômodo para o usuário baixar diretamente o aplicativo, efetuando o pagamento, quando for o caso, pela própria rede, através do cartão de crédito ou outras formas de pagamento.

Formato dos arquivos

Como os softwares e aplicativos disponibilizados na internet são muito extensos, é comum eles virem compactados em formatos como rar ou zip e com isso é possível transferir estes arquivos com uma maior velocidade. Quando você receber este arquivo, precisa descompactar antes de proceder com a instalação e vai necessitar de um programa próprio para isso.

Publicidade

Os arquivos mais comuns para download na internet são vídeos e músicas que podem ser baixados gratuitamente ou não. Mas é possível fazer download de qualquer tipo de arquivo, como documentos e apresentação. Isso é bastante útil em projetos ou documentos colaborativos, uma vez que alguém envia a versão do projeto os outros colaboradores podem baixar a versão atual e saber como ele está indo.

Riscos

Os riscos de downloads são maiores naqueles sites que fornecem isso de forma gratuita. Isso porque estes arquivos vem de fontes não confiáveis e podem conter junto com arquivos, outros arquivos que sejam prejudiciais aos usuários, como keylogger, spyware ou mesmo vírus.

Em caso de email, nunca baixe arquivos anexados de remetentes que você desconhece, pois certamente são provenientes de pessoas mal intencionadas que podem até mesmo ter acesso a senhas de banco, cartões, entre outros.

Como disponibilizar um download

Se você quiser compartilhar algo e tornar este arquivo disponível para quem quiser fazer download você vai precisar ter acesso a um servidor. Arquivos muito extensos devem ser hospedados nos servidores de forma compactada. Assim qualquer pessoa pode baixar seus arquivos, bastando você divulgar o endereço de seu site. Porém, se sua ideia é manter arquivos privados, você pode proteger estes arquivos com senhas, assim somente usuários autorizados teriam acesso a eles.

Publicidade

Deixe uma resposta