O que é dropbox?

Por: Adriano Barreto

Conheça mais sobre este serviço de armazenamento nas nuvens.

Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem. Em outras palavras, é um sistema para que você possa fazer seus backups online, diretamente na internet, sem a necessidade de utilizar mídias, podendo dessa forma acessar seus arquivos de onde estiver.

O que é dropbox?

Dropbox está disponível em versões desktop para Windows, Macintosh e Linux. Há também aplicativos para as versões mobiles de IPhone, IPad, Android e Blackberry.

Preço

O serviço é grátis, oferecendo a partir de 2GB de armazenamento. Existem versões pagas, para quem deseja ter um maior volume para armazenar seus arquivos. Há planos a partir de 100GB, ao preço de $9.99.

Como funciona

O primeiro passo é você fazer o download do aplicativo. Após feito isso e instalado, você verá que uma pasta chamada “Dropbox” aparecerá no seu computador, como se fosse uma pasta local. Com isso, você poderá salvar arquivos, criar pastas, arrastar e soltar itens como se fosse uma pasta qualquer. Esta pasta estará acessível em qualquer outro computador que tenha acesso a internet, bastando efetuar seu login e senha no site do Dropbox.

Toda alteração realizada na sua pasta do Dropbox é mantida em um histórico, para você saber se foram enviados, alterados ou excluídos alguns arquivos. Isso é importante pois com o Dropbox é possível você compartilhar e dar acesso a outros usuários. É possível até mesmo restaurar alguns arquivos excluídos por engano.

Compartilhando

É possível você compartilhar arquivos individualmente. Para isso, o aplicativo irá lhe dar uma URL que você poderá enviar para quem deseja baixar o arquivo, como se fosse um download comum. Dessa forma não é necessário nem que o usuário que ira fazer o download seja cadastrado no Dropbox.

Também é possível compartilhar pastas. Para isso você dará permissão de acesso a um usuário específico, para que ele possa adicionar, editar ou excluir conteúdos dentro daquela pasta, não tendo acesso a qualquer item fora dessa pasta.

Segurança

Você não precisa se preocupar com relação a segurança de seus arquivos, pois o Dropbox trabalha com os mais modernos métodos de criptografia, tanto para transferir, quanto para armazenar seus arquivos.

Vantagem x desvantagem

A vantagem do Dropbox é o fácil acesso. Pois como você pode acessar seus arquivos de onde estiver, sem a necessidade de estar carregado pen-drives ou outras mídias. Além disso, você ficará com mais espaço sobrando em seu disco rígido.

A desvantagem fica por conta do custo e lentidão. A limitação pode ser pequena para quem utiliza muitos dados para armazenar. E baixar arquivos pesados podem fazer com que você não os tenha na exata hora que necessita.

Deixe uma resposta