Tecnologia e Internet

O que é E-mail?

Descubra qual a finalidade de um e-mail e como ele é utilizado.

E-mail é a forma abreviada para designar o correio eletrônico e é um sistema que recebe, envia e armazena mensagens eletrônicas. Com a disseminação da internet, o e-mail ganhou uma popularidade mundial, sendo o principal recurso utilizado na rede até hoje.

Publicidade

Como é usado

Enviar um e-mail é um procedimento muito rápido, bastando colocar o destinatário, a mensagem e o assunto que o e-mail será entregue em segundos. E não é apenas texto que você pode enviar, mas imagens, sons ou qualquer tipo de arquivo, que pode ser anexado ao e-mail. Além disso, hoje em dia não é preciso estar na frente de um computador para enviar este tipo de mensagem, já que este recurso é acessível por qualquer telefone celular.

Protocolos

Os e-mails utilizam um protocolo padrão para o envio e o recebimento de mensagens. Isso faz com que eles possam ser enviados por diferentes tipos de programas e servidores, já que os protocolos são os mesmos e é eles que fazem a comunicação.

Publicidade

Para envio de e-mail é usado o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). O recebimento dos e-mails fica por conta do POP (Post Office Protocol) e há ainda o servidor IMAP (Internet Message Access Protocol), que permite que os emails sejam armazenados no servidor por um longo tempo, fazendo com que seu e-mail se comporte de modo similar a um webmail.

Como ler um email

Existem duas formas de você acessar um e-mail. A primeira é através de um software próprio para leitura. Eles possuem como vantagem ter a disposição diversos recursos integrados e a fácil manutenção e armazenamento das mensagens. Mas a sua grande vantagem é a possibilidade de ler as mensagens “offline”, ou seja, enquanto você não está conectado na internet. A outra forma é através do webmail.

Webmail

Com a popularização da banda larga, se fez cada vez mais comum o uso do webmail. Webmail é a possibilidade de você acessar seus e-mails através de uma página web, não sendo necessário a utilização de softwares próprios para a leitura. Praticamente todos os provedores fornecem acesso a um webmail.

Privacidade

A legislação sobre o uso de e-mail varia de país para país, mas em geral, ela é considerada como uma ligação telefônica ou mesmo como uma carta escrita a mão. Isso quer dizer que é invasão de privacidade acessar o email de terceiros, sem a permissão destes.

Além disso, é importante levar em conta que uma vez enviado um e-mail, não há como desfazer isso. Você pode até excluir seu email de sua caixa, mas ele já estará no correio do destinatário, por isso, tenha certeza antes de envia-los.

Publicidade

Deixe uma resposta