Tecnologia e Internet

O que é ebook

Descubra o que é e quais as vantagens e desvantagens dos livros eletrônicos.

Ebook é a versão eletrônica de um livro que foi publicado anteriormente de forma impressa ou mesmo comercializado exclusivamente neste formato. Você pode baixar ebook diretamente pela internet, que é a forma mais comum de comercialização, mas também podem ser vendidos em mídias, como um cd. Este formato de livro pode ser lido em seu computador, notebook, tablet, celulares ou nos leitores de ebook.

Publicidade

Como ler

Para ler um ebook, a princípio, não é necessário nenhum programa próprio para isso, pois a grande maioria vem em formato pdf ou txt, podendo ser lido em qualquer computador. Mas existem diversos programas que deixam a leitura digital mais parecida com a real, como opções de folhar páginas, ouvir o som delas sendo folhadas, marcar páginas, selecionar e grifar textos ou salvar determinadas páginas.

O preço

A internet está recheada de ebooks gratuitos, bastando baixar e ler. Mas muita gente acha que eles são obrigatoriamente gratuitos, o que não é verdade. Muitos livros são lançados hoje em versões exclusivamente digitais, outros são lançados pelas editoras nos dois formatos e que é cobrado como qualquer outro livro. Pelo fato de não terem os custos de impressão e gráfica, são comercializados de forma mais barata.

Publicidade

Publicando seu próprio livro

É muito difícil ter acesso a uma editora que publique seu livro, especialmente nos casos de escritores iniciantes. Muitas vezes essas editoras acabam ficando com praticamente todo lucro do escritor.

Um livro digital tem a vantagem de cortar estes custos de editora e fazer com que você venda diretamente ao público final. O problema será a publicidade do seu livro que fica a seu próprio custo, e não das editoras. Uma saída para isso é o uso de redes sociais para divulgação.

Ebook ou livro impresso?

O preço não é a única vantagem do ebook. A grande facilidade do ebook é a sua flexibilidade, ou seja, você pode manipular e levar ele para onde quiser. Além disso você pode alterar o tamanho da fonte e até mesmo a cor, recursos que facilitam a vida de quem tem problemas de vista, até mesmo eliminando o uso de óculos. Os ebooks ainda possuem a vantagem de poder conter links para consultas externas ao livro, ou mesmo dicionários de palavras.

Mas como nem tudo são flores, há quem prefira as versões impressas. Muita gente tem no livro impresso o prazer de sentir o cheiro e a textura das folhas.
Faça sua escolha, veja as vantagens de cada um, mas não deixe de ler.

Publicidade

Deixe uma resposta