Curiosidades

O que é Eco?

O eco é o som que podemos escutar por via de reflexão, quando uma onda sonora bate em um determinado obstáculo considerado relativamente distante. Para que esse som refletido seja diferente do original, o seu ponto de partida deve se encontrar a alguma distancia da superfície refletora.

Publicidade

Se os dois pontos não estiverem afastados o suficiente, o som original e o som refletido irão se confundir. A diferença de tempo, que deve ocorrer, entre a emissão do som e a percepção do som refletido é no mínimo de 1/10 de segundo, para que possa fazer uma clara distinção entre um e o outro.

No ar a velocidade do som, a temperatura comum de 20ºC, e também ao nível do mar, é de 340 m por segundo. Nos líquidos o som possui uma propagação mais rápida, e nos sólidos, ainda mais rápida que nos líquidos. Logo em terra, o obstáculo refletor do som deverá estar, no mínimo, a 17 m de distância, do observador, assim, a onda sonora percorre o espaço de 34 m, ou seja, de ida e de volta e o ouvido percebe tanto o som original como o seu eco, bom bastante definição.

Publicidade

Experiências científicas mostraram que para se articular um som monossilábico, requer-se o tempo de 1/10 de segundo. É preciso que se esteja no mínimo 34 m de distância da superfície refletora do som, para se ouvir distintamente o eco do monossílabo emitido.

A ciência moderna encontrou meios de tirar proveito das características desse fenômeno, através de aplicações, sendo as mais diversas possíveis. Um aparelho denominado sonar, emite uma onda de som, esta onda bate em um obstáculo, que pode ser um submarino inimigo. Este obstáculo em que a onda bate, reflete essa mesma onda, cujo eco, então é captado pelo sonar. E o sonar, além de indicar a direção da qual o eco procede, assinala a distância a que o obstáculo se encontra.

Publicidade

Deixe uma resposta