O que é Ecologia?

Por: Ananda Manica

A Ecologia é um ramo das ciências biológicas que estuda as relações entre o ser vivo e o seu habitat natural e também entre outros seres vivos.

Estudos como este são importantes para desvendar alguns fatos da vida, aprofundar os conhecimentos em relação a reprodução dos seres vivos, a procura por alimentos, as formas de proteção encontradas por eles e também seu desenvolvimento. Todos os organismos vivos são expostos a diversos fatores físicos, esses fatores impõem muitas vezes esforços de sobrevivência, importantes para analisar a forma com que esses organismo reagem com essas adversidades.

O que é Ecologia?

A temperatura de um ambiente possui grande importância, pois ela afeta diretamente todos os processos fisiológicos dos seres. A água é outro fator de extrema importância, pois é essencial para manter a vida, bem como o suprimento de alimentos, todo ser vivo precisa de alimentação para continuar realizando suas atividades.

As plantas e animais variam de acordo com as condições que prevalecem em um determinado local, essas condições pode tanto ser favoráveis quanto adversas. O conjunto de seres vivos que se associa à determinado ambiente e que se desenvolve nele tem para os ecologistas a seguinte denominação: comunidade. Há diversos tipos de comunidades, terrestres, aquáticas, árticas, alpinas, fluviais, desérticas, marítimas, e etc.
Dentro dessas comunidades são inúmeras as variações que podem ocorrer, essas variações podem estar ligadas a genética, fisiologia, citologia, botânica, enfim, diversas ciências.

Devido a essa imensa diversidade, os ecologistas acreditam que qualquer lagoa ou outro ecossistema pode ser um local de diversas descobertas. É interessante salientar que a ecologia humana é o estudo do homem em relação ao seu ambiente, bem como a sua estrutura e do desenvolvimento das suas comunidades e também sociedades.

Essa ciência possui temas que já eram estudados desde Aristóteles, porém em termo, a ecologia é ciência só recentemente organizada e sua origem é devido a necessidade sentida pelo ser humano de conhecer a vivencia dos seres vivos, o seu desenvolvimento e suas vidas em diversos ecossistemas.

Deixe uma resposta