O que é Ecossistema?

Por: hiper

Quando temos um ambiente físico que nele contenha seres vivos habitantes e qualquer outro fator que ali age podemos chamar de ecossistema. Assim como uma floresta e um lago podem ser um exemplo de ecossistema, dos mais diversos tamanhos e espécies.

O que é Ecossistema?

Um conjunto de animais e seres de uma mesma espécie que habitam em um ecossistema constituem uma população e somando as demais populações de diversas espécies chamamos de comunidade desse ecossistema. Uma comunidade que é formada por seres como, por exemplo: onças, macacos, jacaré, minhoca e muitos outros como as plantações, fungos, etc. E cada espécie costuma viver em um determinado local, algo que chamamos de habitat, a minhoca, vive em terra úmida e fofa, já os macacos entre um galho e outro das árvores, algumas plantas como as orquídeas vivem entre uma árvore e outra e assim por diante. E então cada ser possui sua função no ecossistema, a onça caça para se alimentar, minhoca se revira no solo, coelhos se alimentam de plantações, etc. Atividades estas dos seres que podemos até chamar de nicho ecológico.

Como visto, todas as espécies mantém contatos com outros seres e seu ambiente. Assim definimos que a rotina na natureza é que seres vivos servem de alimento para outros seres, formando então um ciclo sem fim garantindo a preservação da vida. Ta aí a importância de todos preservarem o ambiente, uma vez que é suporte natural da vida.

Deixe uma resposta