Ecologia e Meio Ambiente

O que é ecoturismo?

Ecoturismo é uma forma de turismo na qual a preocupação maior é na preservação da natureza.

Segundo a definição da EMBRATUR, ecoturismo é a atividade turística que tem como base a utilização dos recursos naturais e de forma sustentável. Neste tipo de turismo é utilizado o patrimônio natural e com isso se inventiva a conservação deste patrimônio.

Publicidade

O crescimento do ecoturismo

A área do eco turismo cresce muito a cada dia. Segundo a própria EMBRATUR, enquanto o turismo convencional chega a crescer um pouco mais de 7% no ano o ecoturismo chega a crescer até 25% no ano.

O ecoturismo preserva a natureza

Embora exista aqueles que argumentem que o ecoturismo agrida a natureza, por causa do constante trânsito de pessoas e de veículos, a grande verdade é que este tipo de turismo ajuda na preservação de áreas naturais, pois as cidades que vivem desse turismo se obrigam a investir nele.

Publicidade

A grande ênfase do ecoturismo é valorizar o meio ambiente natural e com isso encontrar formas para que ele seja preservado.

Quando é considerado ecoturismo

Para que seja considerado ecoturismo é preciso que não haja muito impacto ambiental sobre a natureza, devendo ela este ficar o mais próximo possível de como era sem a interferência do homem.

Além disso, é preciso que haja um aspecto educativo, como por exemplo ensinar sobre o ambiente que está sendo visitado.

As necessidades dos clientes e as necessidades da região

Os clientes de turismo certamente tem suas necessidades, como uma certa mordomia e até mesmo luxo. Mas a natureza tem suas necessidades também e nem tudo poderá ser feito nela. É esse o papel do turismo sustentável, buscar relacionar as necessidades dos turistas e das regiões, de forma que elas sejam protegidas.

Os princípios do ecoturismo

Para que uma certa região turística seja considerada como de ecoturismo, ela deverá seguir os seguintes princípios:

Minimizar o impacto ambiental;

Sensibilizar a população local e os turistas sobre o respeito ambiental e cultural;

Ser algo positivo não apenas para os turistas, mas também para a população local e para a própria natureza;

Trazer benefícios financeiros para que seja investido na conservação dessas regiões;

Trazer benefícios financeiros para a população local.

Os contras do ecoturismo

O turismo é sempre importante para o crescimento da região e o ecoturismo ajuda sim na conservação de ambientes, mas sempre existe os contras de qualquer atividade.

Os problemas são maiores quando as empresas veem no ecoturismo uma fonte de renda e tentam a curto prazo maximizar seus lucros. Outro problema diz respeito aos turistas, que nem sempre se comportam como deveriam e acabam por poluir aquele ambiente que necessitaria ser preservado.

Publicidade

Deixe uma resposta