Saúde e Bem Estar

O que é Eczema?

Eczema é uma doença de pele que aparece sob forma de manchas avermelhadas simples, parecendo um grupo de espinhas inflamadas ou como pontos inchados e úmidos. Pode ser progressiva, começando com um pequeno ponto vermelho, e ir aumentando até se tornar uma mancha vermelha que supura ou cobre-se de crosta. Há a presença de coceira que, se estimulada pode se tornar prejudicial. Esta doença também é conhecida como dermatite atópica.

Publicidade

O eczema é, talvez, a mais comum das doenças da pele. Pode aparecer em qualquer pessoa com qualquer idade, até naquelas que aparentemente estão sadias. Algumas vezes começa pelo contágio com substâncias irritantes. Devido a este fator, as pessoas que trabalham em salões de beleza, os barbeiros, padeiros, impressores e trabalhadores da indústria química parecem ser os mais afetados. A irritação pode provir do interior do organismo da pessoa se ela for sensível a determinados tipos de alimentos. É a manifestação de uma reação alérgica a alguma coisa que o corpo está rejeitando, ou seja, algo que não é bem vindo.

A doença pode aparecer em qualquer parte do corpo; mas, é mais freqüente nas mãos, pés, orelhas e também nas pernas. Pode durar por muito tempo. Neste caso, é preciso investigar se a dieta do doente é adequada ou se ele continua em contato com a mesma substância irritante, se isso ocorrer, deve-se excluir totalmente da dieta da pessoa esta substância.

Publicidade

Antigamente, era chamada de reumatismo do sal, porque era encontrada freqüentemente nas mãos e pés dos pescadores de alto mar. É possível que, entre estes pescadores, a dieta realizada de forma insuficiente e as longas exposições as intempéries sejam a causa deste mal.

A ansiedade e o estresse também são causas desta doença, a pouca umidade também é um fator que pode aumentar as chances das pessoas adquirirem ela.

Publicidade

Deixe uma resposta