Notícias e Atualidades

O que é Educomunicação?

A Educomunicação iniciou em aulas de geografia, onde os alunos são educados fazendo uso de equipamentos de mídia, por exemplo, máquinas fotográficas. As aulas têm feito muito sucesso entre os alunos de algumas escolas, uma vez que ficam encantados com o mundo digital. Algo que já é considerado um método de ensino, transmite desafios aos alunos para produção de materiais de diversos assuntos, onde eles elaboram trabalhos nos locais que se refere e os finalizam apresentando suas sugestões de como aquilo tudo poderia melhorar. Como a população poderia contribuir para regularização.

Publicidade

Um trabalho muito importante para fazer com os alunos, uma vez que saem da rotina da sala de aula aprendendo de outra forma. E também muito bom para os desmotivados. Podem sair um pouco do seguimento ao livro didático e passam a se deparar com os acontecimentos até mesmo atuais. Realizando então suas pesquisas sobre diversos assuntos, através de entrevistas, tirando fotos e após finalizando com apresentações em sala de aula para os demais alunos se inteirarem e a professora realizar suas avaliações.

Assim citou o jornalista e doutor em comunicação pela ECA/USP Ismar de Oliveira Soares quem deu início a Educomunicação, “transformando o espaço escolar num grande espaço para a produção de rádio, música, revista, jornal, teatro, através de um processo democrático”. É preciso acreditar que com o novo método as pessoas começam logo cedo a serem mais conscientes, ao mesmo tempo em que propagam as informações coletadas em trabalhos como este. Algo em que até a USP quer investir.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta