Curiosidades

O que é Elasticidade?

A Elasticidade é uma propriedade que alguns corpos possuem de se deformar e voltar à forma original, por exemplo, se esticar uma tira de borracha e depois soltar uma de suas extremidades, ela voltará a sua forma e ao seu comprimento anterior ou natural. Em grau ora maio, ora menor, quase todas as substâncias são dotadas de elasticidade.

Publicidade

Os gases e os líquidos não possuem elasticidade de forma, porém, eles têm elasticidade de volume. O sistema de forças externas aplicadas a superfície de um determinado líquido ou de um gás, e que seja capaz de imprimir uma situação de equilíbrio estável, tem de exercer uma pressão uniforme. Nos sólidos, os fenômenos de elasticidade são bastante complexos, muito mais do que nos líquidos e gasosos, pois o sistema de forças que são aplicáveis externamente, não se limita a pressões de caráter uniforme.

Quando é aplicado uma forma em algum material e ele acaba se deformando, a força interna por unidade de superfície, que tende a restituir-lhe a forma de antes, possui o nome de esforço ou tensão.

Publicidade

A deformação que acaba ocorrendo na matéria é denominada deformação específica e ela acaba modificando algumas de suas dimensões pelo resultado da aplicação da força. As deformações, desde que sejam elásticas e pequenas, são proporcionais a força deformadora, e, portanto, à forma elástica que a equilibra. É importante salientar que toda matéria que é submetida a deformações elásticas possui algum ponto crítico, que é o ponto de ruptura.

Nos cristais, por exemplo, as propriedades elásticas variam, em geral, com a orientação ou com o sentido que a força deformadora é aplicada, relativamente à respectiva estrutura.

Portanto, toda matéria que pode ser deformada através da elasticidade, pode acabar se rompendo. Há e sempre haverá um limite máximo que ela suportará se deformar.

Publicidade

Deixe uma resposta