Negócios e Finanças

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o estudo das habilidades para desenvolver um projeto ou uma empresa. É criar algo novo assumindo os riscos financeiros. Quem realiza este estudo é o empreendedor que apresenta competência para criar e gerenciar um negócio. Com isto a economia do país cresce gerando novos empregos.

Publicidade

A palavra empreendedorismo surgiu em 1950 quando o economista Joseph Schumpeter definou empreendedor como uma pessoa criativa e capaz de ter sucesso com as inovações. No Brasil o empreendedorismo ganhou força na década de 90 e as empresas precisaram se modernizar, em 2000 surgiram novos empregos.

Em 2008 o Brasil aparecia como 13º no ranking mundial de empreendedorismo e uma pesquisa apontou que cada 100 brasileiros 12 desenvolviam algo empreendedor. Porém os problemas financeiros fazem com que as pessoas desistam do seu projeto ou acabam fechando a empresa depois de algum tempo.

Publicidade

O empreendedor deve ter algumas características para que seu negócio ou produto prospere: ter iniciativa, decisão e responsabilidade, motivação e persistência.
O empreendedorismo pode acontecer com produtos e ideias que já existem realizando mudanças constantes para melhorar ou estudar novas formas de produzir.

Na maioria das vezes, quando a pessoa fica desempregada pensa logo em abrir uma empresa, mas não pensa nos riscos e não faz uma análise profunda do que é inovador e que pode trazer retorno financeiro. Para isto existem empresas especializadas que auxiliam na definição de um negócio, apresentam o prós e contras dando apoio para que o sucesso aconteça com segurança e eficácia.

Publicidade

Deixe uma resposta