Saúde e Bem Estar

O que é endomarketing?

Endomarketing é a marketing direcionada ao público interno de uma empresa. Envolve atividades e ações formuladas para garantir a motivação dos funcionários, que são pessoas importantes e principais para o crescimento da organização. O colaborador precisa ter orgulho da empresa e deve se sentir bem. Muitos empresários não oferecem treinamento para seus funcionários para reduzir custos, mas esquecem que eles são peças principais para o sucesso e prosperidade de seus produtos.

Publicidade

O endomarketing surgiu com Saul Bekin na Johnson e Johnson na década de 70, ele estava dificuldades financeiras e precisou vender a empresa para seus funcionários e depois de 20 anos escreveu um livro sobre o assunto.

Alguns exemplos de ações são participação nos lucros, envolvimento na tomada de decisões, jornal interno, paletas de motivação, abertura da empresa para a família conhecer, festas de final de ano com presentes para os filhos. Também um plano de carreira pode trazer bons resultados.

Publicidade

A consequência disso é o comprometimento, produção de bons resultados e funcionário qualificado . Isto vai refletir uma imagem positiva com o público externo que são os clientes. Além disso, ajuda o funcionário ser uma pessoa mais feliz já que ele passa um terço de sua vida no local de trabalho e um funcionário insatisfeito vai fazer uma propaganda negativa perante os clientes.

A empresa também deve dar suporte na qualificação do colaborador, visando que ele tenha iniciativa e criatividade tanto na produção do produto quanto na relação com clientes e até com os fornecedores.

Publicidade

Deixe uma resposta