O que é Energia Eólica?

Por: Ananda Manica

A energia eólica é a energia proveniente da ação do vento. É uma energia limpa, ou seja, não agride o meio ambiente e não o polui. Este tipo de energia é ainda pouco utilizado, pois é viável apenas em locais onde há um constante movimento do vento.

O que é Energia Eólica?

Para utilização deste tipo de energia é necessário que haja primeiramente locais onde há freqüência de vento, e posteriormente deve-se realizar a instalação de aerogeradores, que movimentem suas hélices com a força do vento, e com essa movimentação um eixo impulsiona um gerador de eletricidade.

E relação a outras fontes de energia, a eólica possui baixo custo, porém o que dificulta a sua instalação e a falta de locais disponíveis para a instalação que possuam ventos constantes capazes de gerar a energia elétrica.

É importante salientar que a energia eólica é inesgotável, e existem diversas outras que são amplamente exploradas atualmente e que causam danos terríveis ao meio ambiente e utilizam os recursos naturais. Estes recursos são de extrema importância para a manutenção da vida, e podem deixar de existir cedo ou tarde, comprometendo todo o equilíbrio da terra e do meio ambiente e trazendo prejuízos.

Projetos, leis e financiamentos devem ser realizados através do governo para estudar e viabilizar novos locais para instalação de usinas eólicas, para diminuir um pouco a demanda de energias consideradas sujas devido ao seu potencial poluidor. Grande parte das usinas presentes no Brasil são de caráter hidrelétrico, e este tipo de energia causa danos ao meio ambiente, a flora, a fauna e também ao ser humano, ela utiliza água para o seu funcionamento, fazendo com que se construam barragens e alaguem locais cultiváveis, locais onde há famílias que possuem suas vidas e seus rebanhos e também prejudica florestas que acabam sendo inundadas pelas construções.

Deixe uma resposta