O que é Energia Nuclear?

Por: Ananda Manica

A energia nuclear também pode ser denominada como energia atômica, e é proporcionada pelo átomo. Os átomos são quase que as coisas menores que existem no mundo; e dizemos “quase”, porque dentro dele existem partículas que, logicamente são bem menores que ele mesmo.

O que é Energia Nuclear?

O átomo compõe-se de um núcleo rodeado de elétrons que volteiam ao seu redor, em órbitas determinadas. E quando o núcleo deste átomo se divide, ou se desintegra, acaba ocorrendo uma pequena explosão, e em conseqüência desta explosão, libera-se uma pequena quantidade de energia, que é a energia nuclear – a energia que se desprende de forma natural e espontânea, no ato da ruptura do núcleo.

Quando explodem muitos núcleos de uma só vez, as quantidades de energia acabam se multiplicando. É a produção de energia por esse processo que se está convertendo em algo muito importante para o homem e também para a civilização. Pois é isso que se presume que irá substituir, no futuro o carvão, o petróleo e o gás natural, quando esses combustíveis um dia se exaurirem. Porém este tipo d energia nuclear, não é o tipo mais limpo existente e muito menos o mais barato, ele causa poluição, destruição e possui um grande custo.

Quando os núcleos dos átomos acabam se desintegrando espontaneamente, este fenômeno tem a denominação de radioatividade. A desintegração por via de radioatividade não pode ser controlada pelo homem, por enquanto, enquanto a desintegração artificial pode, de certo modo até ser controlada.

Existem dois tipos de reação nuclear, que produzem energia e calor, são elas: a fissão e a fusão. A fissão é a divisão do núcleo do átomo, e foi à primeira realização atômica da ciência. Ela pode ser controlada, sob condições especiais, tanto para fins explosivos quanto para fins energéticos ou caloríficos. Já a fusão libera uma grande quantidade de energia, e seu processo é de produção é difícil e bastante complexo, sendo praticamente impossível de ser controlado.

Deixe uma resposta