O que é enurese?

Por:

Enurese é a perda involuntária de urina que ocorre mais de duas ou três vezes durante o mês. Geralmente acontece à noite então é chamada enurese noturna, mas pode ocorrer enurese diurna.

O que é enurese?

Acontece com crianças, mas 5 a 10% dos casos continuam com o problema quando adultos.

Se um dos pais teve enurese o filho tem 40% de chance de apresentar a doença. Porém se a mãe e o pai foram enuréticos, a chances aumentam para 80%. As principais causas são a produção inadequada de hormônio antidiurético durante a noite e o sono muito profundo. Também por problemas orgânicos e emocionais.

É importante o diagnóstico o quanto antes para que seja realizado um bom tratamento e melhorar a auto-estima do paciente.

O tratamento da criança pode ser realizado por incentivo quando pela manhã acordar seco e não punir quando acordar molhado. Ajudar a criança esvaziar a bexiga antes de dormir. Existem alguns remédios como o acetato de desmopressina que é um spray nasal que aumenta a produção do hormônio antidiurético e retém a urina. A imipramina também é receitada, porém traz algumas reações.

Para a criança dormir fora de casa pode ser constrangedor. Os pais precisam ter consciência que a criança não faz xixi na cama de propósito e sim porque ela apresenta este problema. Geralmente ela tem uma bexiga pequena e imatura ou ela já tinha o controle da bexiga e perdeu. Situações como mudança de casa, nascimento de irmão ou separação dos pais podem agravar a doença.

Também pode ser que a criança seja alérgica. Então deve evitar leite de vaca, laticínios ou frutas que podem ocasionar as alergias.

A camomila ou maracujá são ideais para ansiedade e podem ajudar a criança ficar mais tranquila na hora de dormir.

Deixe uma resposta