Curiosidades

O que é Epidemia?

Epidemia  é a denominação utilizada para quando uma determinada doença ataca de forma súbita uma cidade ou uma região, afetando ao mesmo tempo um grande número de pessoas através de um contágio direto ou indireto.

Publicidade

A noção de epidemia não se refere às causas das doenças, muito menos ao seu curso e aos seus sintomas, mas só ao seu poder de propagação generalizada. Assim, pode haver então epidemias de afecções que normalmente não são de caráter epidêmico.

A sua importância é de ordem higiênica, ou seja, as autoridades sanitárias mantêm registros de casos de doenças contagiosas denunciadas. E através dos dados obtidos é que as autoridades sanitárias seguem o desenvolvimento de uma doença contagiosa numa comunidade e, quando o número de casos aumenta de forma apreciável, concluem tratar-se então de uma epidemia.

Publicidade

É bem fácil a disseminação de micróbios patogênicos que estão presentes em secreções do corpo humano, através da água que se bebe, nas roupas dos enfermos, em utensílios domésticos e etc. Isto de certa forma facilita a instalação de uma epidemia originada de poucos casos. O sarampo é um exemplo prático disso, em uma determinada área, com muitas pessoas ainda não imunes ao sarampo, um só contagiante pode causar elevada porcentagem de doentes, podendo atacar todos os habitantes da região. Após a convalescença, todos ficam imunes à doença, que pareceria extinta definitivamente. Bastará que apenas um portador desta infecção entre naquela área para fazer ressurgir um novo estado de epidemia, entre as crianças não imunizadas.

A maior facilidade de comunicações humanas ocorre em povoações ribeirinhas ou povoações litorâneas, que são as primeiras a serem atingidas por qualquer epidemia que seja. A aparição e maior propagação de algumas epidemias ocorrem com mais freqüência em épocas de guerras, ou quando sobrevêm cataclismos e outros fenômenos como inundações, terremotos e etc.

Publicidade

Deixe uma resposta