O que é ergonomia?

Por:

Ergonomia é a tecnologia que projeta os equipamentos e o local de trabalho para o bem estar, conforto e segurança do trabalhador com a finalidade do bom desempenho de suas atividades. Também tem a preocupação com a relação homem-computador, pois é cada vez maior o tempo que as pessoas ficam em frente desta máquina.

O que é ergonomia?

O objetivo da ergonomia é promover a harmonia entre indivíduo e o ambiente, conforto e produtividade, diminuição da sobrecarga física e emocional e redução do trabalho repetitivo e monótono.

Desta forma o trabalhador é orientado a ter uma boa postura, usar os equipamentos de forma adequada, fazer ginástica laboral. Com a implantação da ergonomia nas empresas há uma redução das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho ), melhora na qualidade de vida, mostrando uma imagem positiva da organização.

Um exemplo são as dicas para trabalhar em frente ao computador: O monitor deve estar entre 45 e 70 centímetros de distância e a altura na linha de visão, os pés bem apoiados no chão ou ter um apoio, as costas devem ficar eretas. Além disso deve-se realizar alongamentos ou levantar e caminhar um pouco podem ajudar também. Já no caso de um trabalhador que utiliza a solda serão analisados outros elementos como ruído, iluminação, esforços da musculatura, levantamento de peso e adequado a sua realidade de trabalho para que não tenha lesões e prejuízos a saúde.

Todas as melhorias implantadas pelos profissionais desta área visam benefícios tanto para o empregado como para a empregador.

Deixe uma resposta