Notícias e Atualidades

O que é Erosão do Solo?

Pense na destruição do solo, pois, dessa forma está pensando na erosão do solo. A erosão se trata de uma destruição das estruturas do solo que geralmente é causada pela chuva e o vento. Isso por que acontece o transporte dessas partículas e dessa forma o enfraquecimento do solo.

Publicidade

Outras coisas podem causar a erosão do solo como, por exemplo, a gelo e outras formas de transporte de partículas. A erosão é capaz de destruir o que mantém o solo bom a sua estrutura. As estruturas mais prejudicadas pela erosão são a areia, argila, húmus e oxido. O que acontece é que as estruturas são carregadas para a parte mais baixa o relevo e no final do processo podem acabar assoreando os cursos de agua.

A erosão é tida como um dos problemas naturais com mais gravidade do planeta isso por que destroem o solo e também comprometem a agua do planeta. Existem algumas formas de conservar o solo e tentar minimizar a ação da erosão. Uma informação interessante é saber que os lugares do mundo que são protegidos por florestas possuem bem menos problemas com erosão.

Publicidade

Mas, se você está condenando a erosão do solo saiba que ela como tudo que é natural é parte integrante de um processo que apesar de destrutivo é também importante para o solo. Dessa forma é necessário que comecemos a aprender a conviver com a erosão e com os problemas eventuais que ela poderá causar para o homem.

Publicidade

Deixe uma resposta