Ecologia e Meio Ambiente

O que é Erosão?

Erosão é a denominação utilizada para um processo de desgaste ou de remoção de camadas superficiais de solo, devido as ações do homem ou também da própria natureza, como o vendo, a água, as geleiras, os fluxos e refluxos das marés e etc.

Publicidade

As chuvas são um fator de ordem capital de erosão do solo; removendo as substancias que dão fertilidade à terra, elas acabam, com o tempo, deixando o chão um tanto quanto arenoso e estéril, pois assim a vegetação não consegue se formar. A erosão que ocorre em costas é efetuada pelo vai e vem das marés e também pelo embate das ondas. A isto se acrescenta a desintegração das rochas, por obra de agentes atmosféricos, como chuva, gelo e outros. Nos rios e estuários, a erosão das margens é feita pelo escorrer das águas, geralmente nas enchentes.

Quando a erosão ocorre devido à ação dos ventos é denominada eólica. Esta é mais comum em desertos, onde os ventos soprando areais e fragmentos de rochas bombardeiam outras rochas, fazendo com que elas se desgastem e acabem se desintegrando. Quando a erosão é causada pelos rios ela é denominada fluvial e este tipo de erosão se reveste de grande importância, pois muitos dos aspectos físicos e muitos dos fatos geológicos do planeta decorrem de sua ação. É a esta erosão que se devem as cataratas, as corredeiras, o aprofundamento e o alargamento dos rios e etc. Quando a erosão é causada por geleiras, tem o nome de glaciária. Resultaram desta erosão os fiordes da Noruega e os “Firth” da Escócia. Quando a erosão resulta das águas do mar, ou em todo caso, das marés, ela é denominada marinha ou marítima.

Publicidade

O combate a erosão em todos os seus aspectos, é uma das atividades, de expressiva importância da nossa civilização, esse problema é combatido em terra firme por meio de plantações apropriadas e diversas outras atividades.

Publicidade

Deixe uma resposta