Saúde e Bem Estar

O que é Escabiose?

Doença de pele contagiosa onde a prevenção é manter hábitos de higiene adequados.

Escabiose ou sarna é uma doença infecciosa e transmitida pelo contato entre pessoas ou roupas e causada pelo parasita Sarcoptes scabie. O parasita fêmea cava túneis e deposita ovos comendo a proteína da camada superficial da pele.

Publicidade

As lesões aparecem nos dedos das mãos e através da mão que a doença é transmitida para outas regiões do corpo, como coxas, nádegas, axilas, cotovelo. Também pode aparecer nos genitais do homem e nos seios na mulher.

Nos bebês, a escabiose pode aparecer na face e no couro cabeludo na forma bolhas cheias de água.

Publicidade

Os sintomas apresentados são coceira principalmente à noite, pequenas lesões que podem se transformar em crosta em razão de coçar.

O diagnóstico é realizado através da análise das lesões e confirmado pela raspagem da escavação e observado em microscópio.

Para o tratamento é utilizado inseticidas especiais. Pode ser aplicado durante três dias no corpo todo, mas não perto do nariz e das orelhas. A aplicação deve ser seja repetida depois de dez dias para matar os ácaros. Também existem alguns medicamentos usados via oral e cremes especiíficos como o Permetrim a 5%, que deve ser aplicado por 6 noites, ou deltametrina, que existe em forma de loções e xampus, usando por 7 a 10 dias. As mulheres grávidas podem usar o Enxofre diluído em petrolatum. Já os anti-histamínicossedantes ajudam a aliviar a coceira e comichão.

.Todas a pessoas que vivem na casa junto ao doente devem ser examinadas e tratadas.

A escabiose em lugares aglomerados como exército, presídios e em locais onde não há higiene adequada. Também é importante trocar de roupas todos os dias pois o ácaro sobrevive horas.

Para que a doença seja controlada deve-se afastar a pessoa da escola ou trabalho até 24 horas. Se o paciente está no hospital é reccomendado o isolamento do mesmo para evitar o contágio em outras pessoas.

Publicidade

Deixe uma resposta