Esportes

O que é esgrima?

A esgrima é um esporte de combate onde os atletas atacam e se defendem.

Publicidade

A origem da esgrima vem da pré-história quando o homem usava armas para se defender dos animais. Nos Jogos Olímpicos de Atenas em 1896 esta modalidade foi praticada. No Brasil iniciou durante o período Imperial. No século XX, militares do Rio de Janeiro praticavam a esgrima em seus treinamentos.

Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. Quando o esgrimista toca o colete do adversário ele ganha ponto através de sensores. A espada e o florete podem ser usados para atingir o adversário com a parte da ponta. O atleta ganha pontos, quando toca o tronco do adversário com o florete. A espada serve para atingir qualquer parte do corpo. O sabre é usado para atingir a cintura ou acima. O vencedor é quem somar mais pontos.

Publicidade

Neste esporte é utilizada roupas especiais para evitar ferimentos como por exemplo máscara metálica, luvas e colete protetor. As mulheres utilizam protetores para os seios.

A maior competição da esgrima é realizada nas Olimpíadas. Esta modalidade é praticada por homens e mulheres. O esgrima participou das Olimpíadas de 2008 em Pequim. Existe também o Campeonato Mundial de Esgrima. É o único esporte olímpico em que as pessoas que se enfrentam apresentam diferente peso, força, altura, idade ou sexo.
A pista de esgrima tem 14 metros de comprimento por 2 metros de largura. Quem pratica este esporte aumenta a força e equilíbrio, melhora o raciocínio, desenvolve a coordenação motora e a concentração.

Para se tornar um esgrimista é necessário de 2 a 3 anos de treinamento. Para fazer parte da elite mundial é preciso pelo menos 10 anos de experiência. Os campeões mundiais tem idade entre 20 e 30 anos e começaram a treinar quando eram crianças.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados pelo atleta, como não treinar sem máscara, usar as roupas adequadas, conferir se a lâmina não está quebrada.

Publicidade

Deixe uma resposta