Ciência e Matemática

O que é espaço-tempo?

A física sempre traz temas muito interessantes e que nos ajudam a compreender a nossa vida em seus menores e maiores detalhes. Uma temática bastante interessante presente na física trata-se do estudo do espaço-tempo. A teoria da relatividade é um das mais interessantes e ricas dentro do estudo da física e o espaço-tempo funciona como um tipo de coordenadas para que seja possível realizar um estudo sobre a relatividade especial e a relatividade geral.

Publicidade

Em suma o espaço e o tempo podem ser entendidos como tridimensionais e que estão em conjunto sendo apenas uma das variedades de quatro dimensões. Essas quatro variedades são o espaço-tempo. Mas, um ponto dentro do continuum espaço-tempo é mais que um simples ponto é um acontecimento dentro dessa grande malha de pontos. Ou seja, as pequenas coisas que acontecem na sua vida são pontos dentro do espaço-tempo.

Os acontecimentos, pontos, possuem quatro coordenadas (T, X, Y, Z) que também podem ser representadas por coordenadas angulares , t, r, θ, e φ. Através dessas coordenadas é possível saber o que aconteceu e em que momento aconteceu (hora do evento), ainda acontecerá ou está acontecendo.

Publicidade

Os pontos que representam o espaço-tempo podem ser chamados de eventos. Existem diversos cálculos formulados para se definir esses eventos. Tudo isso pode parecer mais um filme de ficção cientifica, porém, a física quântica se mostra extremamente interessante e rica em seus ensinamentos e está muito longe de ser ficção.

Para entender melhor este conceito você pode pesquisar livros e na própria internet mais sobre física quântica e a curvatura do espaço-tempo. Um assunto muito interessante.

Publicidade

Deixe uma resposta