Beleza e Moda

O que é espartilho?

Apesar de estar fora, oficialmente da moda, os espartilhos ainda são bastante usados e vistos atualmente na mídia e por diversos motivos. Nesse artigo vamos lhe familiarizar um pouco mais sobre esta peça de moda tão controversa. O espartilho também pode ser chamado de Corset e basicamente compõe o vestuário feminino.

Publicidade

O que o torna peculiar é fato de que possui barbatanas metálicas e também um tipo de amarração diferenciada que ajuda a apertar bem a região da cintura da mulher. Uma das funções do espartilho, tanto antigamente como agora, é modelar o corpo tornando a cintura mais fina a postura mais ereta e também ajudando a deixar o corpo mais elegante.

A diferença básica entre espartilho e Corselete é que o primeiro é usado embaixo da roupa e já o segundo deve ser usado sobre a roupa. A sua origem se deu no século XVI e era muito usado para deixar a postura mais bonita e também dar suporte para os seios. O século XX trouxe muitas grandes inovações para a nossa vida e uma das principais foi o sutiã.

Publicidade

Essa invenção passou a ser considerado o porta seios, assim não era mais necessário usar os espartilhos para fazer este suporte. Porém, depois de cair no esquecimento no inicio do século XX o espartilho foi novamente sensação durante os anos 40 quando as pin ups começaram a usá-lo e então a peça foi uma inspiração para o New Look de Christian Dior.

Nos dias de hoje essa peça é utilizada com o objetivo de afinar a cintura e também para manter a postura.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta