Curiosidades

O que é Espelho?

Espelho nada mais é do que uma superfície bastante lisa que é capaz de refletir muito mais raios de luz do que aqueles que absorve. Todos os espelhos absorvem um pouco dos raios luminosos, porém quanto mais polidos os espelhos estiverem, menor irá ser a absorção e muito maior a reflexão dos mesmos.

Publicidade

Uma folha de vidro extremamente lustrosa pode acabar servindo de espelho, porém ela deixa passar uma grande parte dos raios. Para se obter então uma boa reflexão, a superfície deve ser totalmente opaca, para não permitir que os raios luminosos atravessem e também a superfície deve ser bem polida. Os bons espelhos são feitos de vidro polido, com sua superfície posterior prateada.

Existem basicamente três tipos de espelhos, planos, côncavos e os convexos. O espelho côncavo possui sua superfície bastante semelhante ao interior de uma bola oca. Esse espelho pode refletir uma imagem maior ou menor, tudo irá depender da distancia em que se encontre o objeto refletido. Se este objeto estiver muito longe do espelho, a imagem aparecerá invertida. Já o espelho convexo sempre irá refletir uma imagem menor que o objeto. Esse tipo de espelho é muito utilizado em telescópios de reflexão.

Publicidade

Em espelhos considerados paralelos, teoricamente, o número de imagens é infinito. Na prática, entretanto, isso não ocorre, pois depois de certo número de imagens acaba se apagando. Este fator pode ser verificado se nos colocarmos entre dois espelhos paralelos e observamos as imagens formadas. Em espelhos parabólicos, um feixe de luz paralela incide exatamente em um ponto que é o foco do espelho, ao passo que o ponto luminoso, colocado no foco, acaba refletindo um feixe de raios paralelos. Estes espelhos são muito utilizados em faróis de automóveis, locomotivas, motos e diversos outros meios de transporte e também em outros objetos.

Publicidade

Deixe uma resposta