O que é espirometria?

Por:

Espirometria é um exame que mede a velocidade e a quantidade de ar que entra e saí dos pulmões. Recebe outros nomes como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. Este exame é solicitado pelo médico pneumologista.

O que é espirometria?

Espirometria tem origem no latim e significa spirare = respirar + metrum = medida.

Esta palavra surgiu em 1789 através de uma pesquisa para medir o consumo de oxigênio na respiração. Em 1846 foi construído primeiro espirômetro pelo inglês John Hutchinson.

Uma pessoa respira em 80 anos, mais de 17 milhões de litros de ar.

Para fazer o exame é necessário que a pessoa descanse por 5 minutos não ingerir café ou bebida de álcool 6 horas antes do exame.

O cigarro também deve ser evitado pelo menos 2 horas antes do exame. O exame é realizado através do espirômetro que registra a quantidade e a velocidade do ar respirado.

A pessoa respira através de um bucal e é colocado um clipe de borracha no nariz para não escapar ar.

Neste exame o paciente deve respirar com bastante força e rapidez e também de forma lenta. Isto deverá ser repetido por 3 vezes para garantir que o exame foi realizado corretamente.

Em seguida a pessoa vai tomar um broncodilatador e deverá repetir novamente o exame.

Este exame é indicado para doenças do pulmão e só pode ser realizado por técnico treinado.

Ele também deve cuidar da preparação e calibração do equipamento, instrução dos pacientes, limpeza dos equipamentos.

O Ministério do Trabalho e Emprego definiu através do NR 07 que o exame deve ser realizado quando o funcionário trabalha com aerodispersóides, fibrogênicos para saber se corre o risco de doenças pulmonares.

O Fonoaudiólogo também pode utilizar o espirômetro para avaliar a respiração durante a fonação, porém só o médico fará o diagnóstico final.

Deixe uma resposta