O que é esporão do calcanhar?

Por:

O esporão do calcanhar também chamado de calcâneo são saliências em razão do crescimento ósseo.

Geralmente causam dor, principalmente quando a pessoa está andando. Outras vezes há acumulo de líquido por baixo e ocorre inlamação. Daí passa a se chamar bursite calcânea inferior.

O que é esporão do calcanhar?

Algumas vezes a pessoa acostuma-se como o esporão e a dor vai diminuindo. Por outro lado se houver uma lesão na área a dor pode ficar insuportável.

A dor acontece mais pela manhã aos primeiros passos e com pessoas que apresentam excesso de peso. Também sentem dor ao colocar o calçado. As mulheres de 40 a 50 anos apresentam mais casos de esporão, principalmente as que se dedicam a caminhada, corridas e maratonas.

O diagnóstico é realizado através de exame físico. Também é utilizado radiografias para realizar o diagnóstico.

A boa notícia é que 80% dos casos de esporão de calcanhar melhoram em oito semanas de tratamento. Para aliviar a dor é utilizado corticosteróides e anestésicos local.. As palmilhas para o calçado ajudam a amenizar a dor.

A cirurgia é indicada quando o esporão atrapalhar e comprometer a caminhada, mas nem sempre é garantia de melhora. A fisioterapia também traz bons resultados.

No Brasil cerca de um milhão de brasileiros vai ao ortopedista em razão de dores no calcanhar.

Nosso pé possui estruturas elásticas e rígidas que são parecidos com uma alavanca. As estruturas ajudam o impulso que é o movimento feito pelo calcanhar quando sai do solo.

Para evitar o esporão é necessário usar sapatos com salto adequado, evitar ficar muito tempo em pé, controlar o peso acima do normal.

Deixe uma resposta