O que é Esqueleto?

Por: Ananda Manica

O Esqueleto é um conjunto de peças com bastante resistência, cujo objetivo é proporcionar equilíbrio, sustentação ao corpo e proteção dos órgãos.

Existem animais, como os artrópodes, que possuem a formação do esqueleto no exterior do corpo (exoesqueleto), enquanto há animais que possuem o esqueleto em seu interior (endoesqueleto), são eles todos os vertebrados. A composição do exoesqueleto é de basicamente calcário, sílica ou quitina; já a composição do endoesqueleto é de tecido ósseo ou cartilaginoso, devido a essa composição diferenciada, é que possuem maior dureza e rigidez.

O que é Esqueleto?

O ser humano possui seu desenho ósseo bastante semelhante aos demais vertebrados, totalizando 206 ossos. Os ossos comprimidos dos membros superiores e inferiores contêm no seu interior, a medula óssea, onde se originam as células do sangue. A união dos ossos se dá devido às articulações.

As articulações denominadas enartroses são aquelas que possuem mais movimento, porém existem também articulações com menos movimentos, e até mesmo sem movimento algum, estas últimas são denominadas suturas e são as articulações dos ossos do crânio entre si.

O que é Esqueleto?

O esqueleto humano consta de cabeça, tronco e de extremidades, a cabeça compreende o crânio e também a face, já o tronco compreende a coluna vertebral, o esterno e as costelas. A coluna é formada por cerca de 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 dorsais, 5 lombares, 5 sacras e 4 ou 5 coccigianas.

O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, principalmente devido ao fato da mulher poder dar a luz a um bebê. Na pélvis o formato favorece a saída do bebê. Os pés possuem 26 ossos cada um, ou seja, um quarto dos ossos do corpo humano. Para descobrir a idade óssea, a pessoa deve realizar um raio-x do punho, onde será possível saber se a pessoa irá ou não crescer mais.

3 Comentários

  1. ggiovanna
    8 de agosto de 2012

    eu adorei e o que eu preciso

  2. fabiana
    26 de fevereiro de 2013

    legal

  3. Alex
    9 de junho de 2013

    Foi bem util gostei! ☺☺☺

Deixe uma resposta