Curiosidades

O que é estanqueidade?

Os testes são muito importantes para verificar se há vazamentos em equipamentos e produtos.

Estanqueidade significa sem vazamento e quer dizer que o produto está sem furos ou trincas que deixem sair seu conteúdo.

Publicidade

Existem testes de estanqueidade utilizados pelas indústrias que aplicam em produtos como autopeças, eletrodomésticos, metais sanitários, garantindo a qualidade.

Os testes mais comuns são por queda de pressão simples, pressão diferencial, fluxo de massa, gás hélio, ultra som, variação do volume de líquido.

Publicidade

Os testes por queda de pressão simples e pressão diferencial são ainda mais usados, os demais por serem mais caros são menos utilizados.

A detecção por fluxo de massa são capazes de detectar fluxos de ar. O teste com uso de gás hélio é usado em casos de alta sensibilidade, pois hélio vaza com mais facilidade. Existem sistemas mais sofisticados em relação ao hélio onde o produto é colocado no interior de uma câmara e aplicado alto vácuo e uma pressão de hélio no interior do produto.

Existem outro gases utilizados como hidrogênio, argônio, freón. Alguns métodos são realizados manualmente dependendo da observação do operador para verificar o vazamento.

O método por ultra som é utilizado para orifícios pequenos e então o átomo gera ondas de som e detecta o vazamento. A dificuldade encontrada neste método é quantificar o vazamento. É aplicado por exemplo em tanques de combustível de postos.

Para recipientes que possuem líquidos em seu interior pode ser usado o teste de vazamento pela variação do nível de líquido. É utilizado em tanques de postos de combustível e também tanques industriais.

Existem também os testes pneumáticos e os testes por magneto restrição.

No teste pneumático é injetado ar no tanque e então a pressão aumenta até chegar ao ponto de borbulhar no interior do tanque. O vazamento pode ser visto pela variação da coluna de líquido.

Já no magneto restrição é colocado no interior do tanque um produto chamado de flutuador magnético. A maioria dos métodos detectam se há vazamento, mas não identificam sua a origem.

Foi determinado que somente as empresas certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) estão capacitados para realizar o teste de estanqueidade. Quem regulamenta esta determinação é a Portaria 259/2008, que também exige a apresentação de um selo de identificação que deve estar ao lado do tanque. Também exige que o teste de estanqueidade deve ser feito anualmente.

Os testes de estanqueidade ajudam a ter peças de boa qualidade e auxiliam as indústrias na redução dos custos referentes a garantia, deixando o cliente satisfeito.

Publicidade

01 Comentário

  • Empresas como a TEX Equipamentos produzem soluções nacionais e eficazes para testes de estanqueidade. Esta empresa é a única com laboratório Acreditado pelo CGCRE/INMETRO para micro-vazamentos e micro-pressão.
    Consulte o site deles…

Deixe uma resposta