Artes e Cultura

O que é Esteganografia?

Se você nunca ouviu falar em Esteganografia vai achar super curioso saber que esse é um ramo da criptografia, porém, que tem uma função contrária a ideia de camuflar uma mensagem. Enquanto os códigos criptográficos se preocupam em que mais ninguém consiga ler e entender a mensagem a Esteganografia se preocupa em camuflar a mensagem, ou seja, fazer com que olhos comuns não consigam ver que existe alguma coisa a mais ali.

Publicidade

Uma das principais formas de fazer Esteganografia é colocar uma mensagem dentro de uma outra. Pode ser colocando um texto dentro de um texto numa mensagem em que apenas algumas palavras devem ser lidas. Essa técnica foi utilizada por George Sand em suas cartas famosas e cifradas. Basicamente uma mensagem é mesclada na outra.

Os gregos segundo relatos de Heródoto já utilizavam esse tipo de estratagema para avisar aos aliados de ataques eminentes. Os alemães também se utilizaram dessa técnica durante a Segunda Guerra Mundial através de uma espécie de microfilme através de micro pontinhos. Outra técnica que os alemães começaram a usar também foi a de usar tinta invisível.

Publicidade

É possível fazer isso também com números segue a mesma lógica das palavras e você pode criar a sua própria técnica de Esteganografia basta que você desenvolva um tipo de código mascarado que outras pessoas nem percebam que há um código camuflado ali. Existem muitas maneiras de se utilizar a Esteganografia e você pode encontrar uma que seja adequada aos seus propósitos. Com as redes sociais será possível fazer grandes coisas.

Publicidade

Deixe uma resposta