O que é Estética?

Por: hiper

Para quem pensa que essa palavra se refere somente ao ideal de beleza está muito enganado, pois, na realidade é um ramo da filosofia que se ocupa de estudar as relações do que é belo e por que para o seu humano. A palavra estética tem origem grega αισθητική ou aisthésis que significa percepção ou sensação.

 O que é Estética?

A estética na filosofia estuda o belo e como esses conceitos de beleza podem ser aplicados a arte. A estética faz uma discussão bastante relevante sobre o julgamento de beleza que é feito pelo homem e como ele percebe o que é belo e ainda vai mais longe por que determinadas imagens para ele parecem não serem belas.

Outro campo de estudo com o qual se compromete a estética é a avaliação do sentimento que a técnica artística produz nas pessoas se utilizando do que é belo. Para fazer uma criação de arte é necessário ter alguns conceitos sobre o que é estético para os homens naquele determinado momento. Independe do fato de que se queira chocar ou então causar aversão, pois, para conseguir tais objetivos deve-se saber o que é realmente estético.

O mais interessante é saber que ao mesmo tempo em que trata daquilo que é belo a estética também pode tratar do que é feio ou considerado sem beleza.

Existem dois tipos de estética a normativa que é aquela que trata da produção de conhecimento a cerca do que é belo e também a estética profana que trata do sentimento de beleza para o corpo. Nessa segunda parte da estética podemos ver dois tipos de estudos que se referem ao corpo nu e também a sensação de aversão do homem pelos órgãos genitais.

Deixe uma resposta