Saúde e Bem Estar

O que é estomatologia?

Este profissional é o responsável por diagnosticar e tratar doenças graves como o câncer.

A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que possui o objetivo de prevenir e fazer o diagnóstico além de tratar as doenças que ocorrem na boca que abrange os lábios, dentes, língua, mucosa oral, glândulas salivares.

Publicidade

estomatologia

No Brasil surgiu em 1992 quando o Conselho Federal de Odontologia reconheceu esta especialidade. Em países da Europa, da América do Sul e Estados Unidos foi reconhecido bem antes.

A demora no reconhecimento ocorreu devido a Odontologia brasileira focar atenção somente na boca e acabou por esquecer que as doenças ocorridas neste órgão poderiam influenciar todo o corpo.

Publicidade

O profissional desta área também trabalha na prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. O disgnóstico do exame do paciente de sua cavidade bucal para verificar se não há nenhuma lesão bucal.

As lesões podem ser benignas ou malignas. Podem se apresentar em forma de aftas chamadas de úlcera, nódulos, caroços, bolhas e manchas que podem ser brancas ou vermelhas.

Para saber se se trata de um câncer bucal é realizada uma biópsia. Depois é encaminhado ao oncologista que é o médico especialista desta área que vai dizer do que se trata e como será o tratamento.

É muito importante fazer o autoexame que pode ser feito em casa. A pessoa pode realizar este procedimento em frente ao espelho e depois de escovar os dentes. A pessoa pode olhar e apalpar a boca e também a bochecha, lábios e língua. Também é importante verificar o soalho bucal que fica abaixo da língua. Se identificar algo diferente deve ser consultado o especialista.

As doenças que podem ocorrer na boca pode ser leucoplasia e eritroplasia. A leucoplasia é uma mancha branca ou cinza enquanto o eritroplasia é uma mancha com áreas vermelhas e brancas.

As causas mais frequentes destas doenças são causadas por fumar ou mascar tabaco. As vezes até mesmo as dentaduras mal ajustadas podem provocar estas doenças.

As lesões de cor vermelhas geralmente são mais propensas a se transformar em câncer. O tratamento é realizado através de quimioterapia que entra na corrente sanguínea e atinge todo o organismo.

Geralmente estes medicamentos provocam efeitos colaterais como: queda de cabelo, inflamações na boca, perda de apetite, náuseas e vômitos, diarréia, fadiga, dormência e formigamento nas mãos e nos pés. Geralmente os efeitos colaterais desaparecem depois do tratamento, porém em alguns casos eles podem durar um tempo maior.

O importante é que a pessoa ao notar algo diferente procure o estomatologista ou pelo menos recorra ao dentista que irá encaminhar para o profissional mais adequado e assim evitar algo mais grave como o câncer.

Publicidade

Deixe uma resposta