Saúde e Bem Estar

O que é estrabismo?

O Estrabismo é uma doença onde há desalinhamento dos olhos. Geralmente inicia na infância, mas pode ocorrer com adultos. Acontece com aproximadamente 5% das crianças em fase pré-escolar e se não for notado a tempo pode comprometer o aprendizado infantil.

Publicidade

Crianças com síndrome de down ou paralisia cerebral podem apresentar estrabismo.

Quem tem este problema pode apresentar depressão ou até mesmo problemas econômicos, pois muitos empregos e até mesmo sociedade exigem uma boa aparência e isto compromete a autoconfiança do doente. Além disso muitas vezes estas pessoas são chamadas de “vesgas”.

Publicidade

Os sintomas do estrabismo são dores de cabeça, dor nos olhos e sonolência. Os adultos podem apresentar visão dupla. Pode ser hereditário e pode ocorrer em pessoas do sexo masculino e feminino.

O tipo de estrabismo mais comum é o desvio convergente, que é desvio de um dos olhos para dentro, divergentes, quando ocorre o desvio para fora ou verticais quando um olho fica mais alto ou mais baixo.

Quando um olho desvia duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro. As crianças devem ser examinadas pelo oftalmologista desde pequenas para diagnosticar a doença.
O tratamento visa endireitar os olhos e restaurar a visão binocular. Depois da avaliação oftalmológica, poderá ser recomendado exercícios ortópticos, óculos ou cirurgia. Quando a cirurgia for indicado é necessário realizar o quanto antes para que a criança tenha chance de enxergar melhor.

Quando problema não for tratado com urgência pode provocar ambliopia, o olho desviado perde a sua capacidade visual. Os primeiros seis anos de vida são muito importantes para o desenvolvimento da visão. Caso o problema não seja corrigido pode ocorrer prejudicar a visão para sempre. Além disso o estrabismo alerta para que outras doenças devem ser investigadas.

Publicidade

Deixe uma resposta