Animais

O que é Estrela do mar?

A estrela do mar é um animal que pertence ao filo dos Equinodermos, e vive nos mares. Seu corpo é constituído por uma massa central compacta, com forma estrelada, possui 5 braços que estão simetricamente distribuídos. Porém este número de braços varia de acordo com a espécie, sendo que algumas estrelas do mar apresentam menos que cinco, enquanto outras possuem até 40 braços. Na grande maioria, elas medem apenas alguns centímetros e a sua alimentação é à base de mexilhões e ostras.

Publicidade

As estrelas do mar são consideradas animais vorazes, carnívoros que podem até digerir animais maiores que seu próprio corpo, porém para que isso ocorra, elas necessitam regurgitar o estomago e digerem o alimento fora do corpo. Depois, o estomago volta ao seu lugar. Este tipo de digestão, até hoje só foi encontrado neste tipo de animal.

O corpo destes animais é coberto de placas calcárias, que são recobertas por espinhos curtos e muito ásperos. Embora as estrelas do mar tenham um aspecto rígido, elas são muito flexíveis e podem ser dobradas com muita facilidade, pois as placas que recobrem seu corpo são unidas por um tecido fibroso, e não são soldadas entre si.

Publicidade

O processo de respiração, excreção e de locomoção é realizado pelo sistema ambulacrário. Este sistema é constituído por uma placa, denominada placa madreporária, que possui em sua superfície um grande número de poros. Além dessa placa, o sistema consta de vários canais, de outras placas e dos chamados pés ambulacrários, que são empregados na locomoção. Estes pés possuem ventosas nas extremidades que auxiliam na fixação em determinadas superfícies.

As estrelas do mar apresentam sistema nervoso e sensorial, nas extremidades do braços existem pequenas dilatações que funcionam como órgãos do olfato, e também manchas pigmentares que distinguem a luz.
Estes animais possuem sexos separados, e a fecundação é interna, em seu desenvolvimento, passam pelo estado de larvas com simetria bilateral.

Publicidade

Deixe uma resposta