O que é estrogênio

Por: Adriano Barreto

Descubra o que é e qual a função deste hormônio.

Estrogênio é o nome genérico para um grupo específico de hormônios. Ele é o principal hormônio sexual das mulheres e está intimamente ligado ao ciclo menstrual delas. É verdade que este hormônio está presente tanto nos homens, quanto nas mulheres, mas é nelas que eles são encontrados em elevadas quantidades, especialmente aqueles capazes de reproduzir.

O que é estrogênio

A função do estrogênio

Muitas pessoas pensam que as características sexuais secundárias, ou seja, as diferenças entre homens e mulheres estão relacionados ao sistema reprodutivo, mas na verdade elas são determinadas por este hormônio, no caso das mulheres, o estrogênio. A alta quantidade dele, que é o que as mulheres possuem, irão acarretar em certas características, como a presença de seios, um formato diferenciado da pélvis, maior quantidade de gordura corporal na região das nádegas e coxas. Outra característica é a menor quantidade de pelos no rosto e no corpo, além de uma pele mais suave.

O estrogênio é uma parte essencial do processo reprodutivo da mulher, pois é ele que regula o ciclo menstrual e prepara o útero para a gravidez. Além dele, outros dois hormônios irão ajudar nesse processo, o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH). Estes dois outros hormônios irão ajudar a controlar a forma como o corpo produz o estrogênio.

Onde é produzido

É nos ovários que o estrogênio será produzido, através do desenvolvimentos dos folículos. Mas não é apenas lá, já que a placenta e até mesmo órgãos como o fígado, glândulas supra-renais e a mama podem contribuir com a sua produção, porém, em quantidade bem menores.

Tipos de estrogênio

São três os tipos que compõe este grupo hormonal: estrone (E1), estradiol (E2) e estriol (E3). A vida reprodutiva da mulher se inicia com o início da menstruação e se encerra na menopausa. O estradiol é o principal tipo de estrogênio, pois é dele a responsabilidade de liberar os óvulos para reprodução.

Vantagens e desvantagens do estrogênio para a saúde

A grande importância desse hormônio é para o ciclo reprodutivo da mulher, mas ele traz outros benefícios e funções para o seu corpo. Por um lado, ele faz com que as mulheres retenham mais líquidos, trazendo alguns problemas de saúde. Mas ele também contribui para o aumento do HDL, o bom colesterol, e em contrapartida, para a diminuição do colesterol ruim, o LDL.

Quando entra na menopausa, as mulheres possuem uma redução de estrogênio e isso irá acarretar na falta de lubrificação vaginal, problemas de memoria, muito calor e maior irritabilidade.

Deixe uma resposta